domingo, 4 de outubro de 2009

Churrasco, a receita mais antiga do mundo

O pesquisador Carlos Castillo defende que o churrasco é o prato mais antigo do mundo. Para isso, ele lembra da descoberta do fogo e de como muitos povos ao redor do globo fazem churrasco, cada um a sua maneira, como os árabes, os indígenas, os africanos, os ibéricos e tantos outros.O fato é que o churrasco não é uma exclusividade do gaúcho. Embora receba outros nomes, possa ser feito com outras carnes e com diferentes temperos e especiarias, o prato está presente em todo o mundo.
A teoria de Castillo é que o churrasco teria acontecido de forma acidental, logo após a descoberta do fogo, quando um pedaço de carne teria sido assado. "O homem provou e viu que era bom", comenta sobre sua hipótese da primeira receita do mundo.

Qual o segredo da culinária gaúcha?

Para Carlos Castillo, pesquisador da culinária gaúcha desde 1978, o segredo da culinária gaúcha está no tempero de fácil acesso. A cebola, o alho e o sal são os principais temperos e podem ser encontrados em qualquer lugar. Os pratos gauchescos levam vez ou outra pimentão, manjerona e orégano.
Castillo acredita que por não precisar de temperos refinados, de especiarias importadas, os pratos gaúchos ganham em popularidade e praticidade.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Carlos Castillo ensina pratos gauchescos na Expofeira


O autor de “Rio Grande do Sul em Receitas”, “Fogão Campeiro”, “O Peixe na Culinária Gaúcha”, Carlos Castillo é o convidado deste final de semana no Boulevard Gastronômico, promovido pela Secretaria de Turismo e pela Associação Rural na 42ª Expofeira de Santa Maria. Castillo coordenará duas oficinas. A primeira será sobre cordeiro e a segunda, terá como temática os pratos da culinária gaúcha.
A oficina de cordeiro será no sábado, dia 3, às 15h30min. Os participantes poderão ver como é feito o corte campeiro e como se faz para desossar a carne de cordeiro. Além de Castillo, outros chefs da Alecrim Centro Gastronômico, Fábrica dos Chefs, Marrom Glacê e L'Alcova di Gelsomina.
Já a oficina de gastronômica gaúcha será no domingo, dia 4, às 15h30min. Neste segundo momento, Castillo vai mostrar como se faz vaca atolada, cola gaita, quebra bico e galinha com quirela de milho. Estas e outras receitas fazem parte do livro “Rio Grande do Sul em Receitas”, publicação será autografada na Expofeira. A obra resgata pratos que compõem a gastronomia gaúcha e que foram influenciados pelas etnias indígena, portuguesa, espanhola, negra, alemã e italiana.
Castillo e os chefs do Boulevard Gastronômico farão o cordeiraço, almoço de encerramento da Expofeira, no domingo.


Vaca atolada é um dos pratos que será ensinado na oficina
(Foto extraída do Interney Blogs)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Oficinas gastronômicas

Amanhã, dia 2, o Boulevard Gastronômico terá oficina de confeitaria com os responsáveis pela Marrom Glacê. O horário de início será äs 15h30min. No sábado, a temática da oficina será cordeiraço com o Carlos Castillo, autor de livros de culinária e pesquisador sobre o tema. Castillo também ministrará a oficina de domingo, que terá como tema a culinária gaúcha. Qualquer pessoa pode participar das oficinas. É necessário apenas se inscrever no próprio Boulevard, na Expofeira.

Boulevard Grastronômico na imprensa

O Boulevard Gastronômico foi notícia no Diário de Santa Maria, no jornal A Razão e na RBS TV. O Diário trouxe uma reportagem sobre os empreendedores responsáveis pelo Boulevard. No site do Diário, o Blog de Receitas trouxe a receita do nhoque de mandioquinha com recheio de carne seca. O blog, das jornalistas Silvana Silva e Mauren Rigo, está trazendo receitas e novidades do Boulevard desde terça-feira. O jornal A Razão abordou as novidades da Expofeira e trouxe na coluna social as fotos da Noite do Nhoque. A RBS trouxe uma reportagem que mostrou os bastidores e os atrativos do Boulevard Gastronômico. O evento também foi noticiado no Redação RS.

Risotos e ossobuco, cardápio do segundo jantar



A noite de quarta-feira teve três risotos e ossobuco de Angus. Uma das atrações foi a finalização do ossobuco, em que os visitantes puderam ver a carne sendo grelhada e servida acompanhada de pão artesanal e molho especial.

Frotole del Barracon anima Noite do Nhoque



Durante o lançamento do Nhoque da Boa Sorte, houve apresentação da peça Marieta Borboleta pelo grupo Frotole del Barracon, de Nova Palma. A peça mostra a história de uma moradora do interior da Quarta Colônia que decide se candidatar como vereadora. Os artistas, todos oriundos da Quarta Colônia e trabalhadores rurais ou em outras profissões, arrancaram gargalhadas dos visitantes do Boulevard Grastronômico.

Prefeitura e AHTURR lançam projeto Nhoque da Boa Sorte

A partir de agora, todo dia 29 será dia do Nhoque da Boa Sorte em Santa Maria. A proposta integra projeto concebido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Turismo, e pela AHTURR, cujo lançamento aconteceu no primeiro dia do Boulevard Gastronômico, durante a 42ª Expofeira de Santa Maria, no Centro de Eventos da UFSM.
Com a finalidade de diversificar a oferta e a imagem gastronômica do município e, assim, ampliar a atração de turistas, o projeto Nhoque da Boa Sorte será realizado todos os meses em um ou dois restaurantes integrantes da AHTURR. O proposta está inserida no Plano Municipal de Turismo.
Em alusão à lenda do nhoque, relacionada à história de São Pantaleão, todos os convidados colocaram moedas em baixo dos pratos. No final da noite, o valor arrecado foi reunido e será repassado para o Instituto Colibri.
Na primeira noite do nhoque, cinco pratos diferentes de massas foram servidos: nhoque de espinafre ao molho quatro queijos, nhoque de mandioquinha recheado com carne seca, nhoque de aipim ao ragu de cordeiro, nhoque de abóbora ao sugo e nhoque de batata ao molho funghi. 
 



Boulevard Gastronômico espelha política de turismo


A secretaria de Turismo, professora Norma Martini Moesch, em seu pronunciamento no lançamento do programa Nhoque da Boa Sorte e no primeiro dia do Boulevard Gastronômico, no dia 29, na Expofeira, disse que se trata de uma política de turismo.
- O Boulevard Gastronômico espelha uma política de turismo. É esta ideia que propomos para os boulevard's comerciais e culturais – comentou em relação ao espaço de convivência e à hospitalidade.
A proposta do Boulevard Gastronômico foi concebida com o intuito de oferecer em um ambiente diferenciado pratos que não fazem parte do dia-a-dia do santa-mariense. A ideia está inspirada nos boulevards europeus, que são vias amplas, arborizadas e iluminadas com espaço para o passeio e para o comércio. Os boulevards ficaram conhecidos por seus cafés e restaurantes.
A Secretaria de Turismo também está trabalhando no projeto dos Boulevard's Comerciais, o qual tem o objetivo de qualificar os espaços urbanos de maior concentração comercial da cidade, criar ambientes agradáveis de bem-estar, preservar o patrimônio histórico e promover o resgate cultural.