terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dia 29, dia do Nhoque

Diz a lenda que o dia 29 é de sorte. A origem vem da história atribuída a São Pantaleão quando andava como um andarilho em um vilarejo no interior da Itália. Quando sentiu fome, Pantaleão bateu à porte de uma pequeno  casebre, onde foi recebido por uma família humilde. Mesmo desconfiados, os integrantes daquela família convidaram o estranho para almoçar o único prato que havia: nhoque. A massa foi dividida entre todos os presentes, restando sete para cada um. Depois de saborear a refeição, São Pantaleão despediu-se e foi embora. Na hora de recolher os pratos, moedas foram encontradas abaixo do prato em que o estranho tinha comido.
Entre os colonos italianos, a superstição do nhoque foi repassada às gerações como uma tradição. Sempre o mesmo grupo de amigos e familiares se reunia no dia 29 para comer nhoque na casa daquele que estava em situação financeira mais difícil. Assim, tudo o que fosse arrecadado com as moedas do convidados seria entregue ao dono da casa.
Existem outras versões relacionadas com a adaptação da lenda e da tradição do nhoque. Uma delas diz que o dinheiro não deve ser usado para pagar a conta do jantar.
Hoje é dia 29! Convide os amigos e venha para o Boulevard Gastronômico na 42ª Expofeira de Santa Maria, no Parque de Exposições da UFSM. A programação, promovida pela Secretaria de Turismo, AHTURR e Associação Rural, com realização de Alecrim Centro Gastronômico, Fábrica dos Chefs, L'Alcova di Gelsomina e Marrom Glacê, terá início às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário